segunda-feira, 11 de abril de 2011

CONDIÇÕES DE VOO



  O QUE OS COMANDANTES LEVAM EM CONTA NA HORA DE DECIDIR POR SUBIR OU FICAR NO CHÃO.       

                                                           Sugestão da matéria: Rafael.


  Antecipando-se a hora de voar, o comandante da aeronave, sendo ela de passageiros ou não, tem acesso a uma informação de previsão metereológica (TAF), e uma informação de observação metereológica de superfície e de rotina (METAR), segundo os padrões internacionais da Organização Metereológica Mundial.

  Nessa informação constam: local, dia e hora, vento, visibilidade, alcance visual, tempo presente da pista, nebulosidade, temperatura do ar e ponto de orvalho, pressão ao nível do mar (QNH).

  Nenhum comandante decide-se por decolar sem ter acesso a estes códigos, mesmo decolando de um local não-controlado, como a pista de uma fazenda, por exemplo; o piloto pode solicitar ao centro de controle o AIREP – condição de tempo reportada em rota por piloto em voo.

  Uma aeronave sempre decola com o comandante ciente das condições do local da decolagem, da rota e do destino. Pode ocorrer uma mudança não-prevista na metereologia durante o voo, mas na maioria dos casos há como antecipar-se a ela; não sendo possível, com base nas informações de radar, se a aeronave dispuser desse equipamento, o comandante decide-se por uma rota alternativa. Se uma aeronave em voo regular (de linha aérea) opta por atravessar uma área instável, tenha certeza de que os arredores estarão muito pior.

  Agradeço pela sugestão, e espero ter satisfeito a curiosidade.

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